terça-feira, 7 de junho de 2011



Adicionar legenda

Ter a oportunidade de vivenciar a realidade escolar, com um olhar observador diante da pratica de uma gestora, é algo significativo, que possibilita ampliar meu conhecimento e aprimorar a concepção de educar.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Relato de postagem

Relato de vivencia, onde indicam acolhimento da equipe gestora aos pais, alunos, professores e funcionários.



Em minhas observações, ouve um momento em que presenciei a relação entre a gestora e a equipe que complementa a escola. O assunto era sobre uma festa junina que ocorrerá no dia 06/06, num sábado, foi entregue o bilhete para os pais comunicando, mas não haviam comunicado os professores, as merendeiras, as serventes, e nem as atendentes.

A diretora após ouvir reclamações dos funcionários que não iriam trabalhar no sábado, e que nunca estão aparte dos assuntos que ocorre na escola, resolveu fazer uma reunião e esclarecer os “ti ti” do corredor. A reunião começou às 12h30min, todos se reuniram no refeitório e começaram a debater seus interesses. A diretora começou explicando o porquê não havia comunicado a todos ainda, comentou que não sabia ainda qual seria o lanche e a brincadeira que a escola iria fazer para a festa, segunda a diretora “não havia necessidade de comunicá-las, pois cabia somente aos pais saber o dia e a hora da festa para se programar”. Uma funcionara revidou falando que ela também teria que se programar. A diretora expôs que era opcional, mas pediu a colaboração todos para expor suas idéias e organizar os preparativos, quem pudesse ir ao dia, ela daria uma folga para compensar o dia extra trabalhado.

A conversa foi dando sentido, e todos foram se entendo, a diretora conseguiu esclarecer as duvidas das funcionarias, desta forma percebe-se que é através do dialogo e da participação efetiva é que se pode exercitar a democracia.